Importância e Valor da Educação Física. O Exercício e Seu Papel na Idade Pubertária

Parte de Da Educação Física . páginas 42

Resumo

A vida é uma oxidação. E as oxidações realizadas no seio do orga-nismo produzem calor que se perde nas irradiações ou se transforma em trabalho. Para neste caso aproveitá-lo, várias alavancas, que em parte constituem o esqueleto, movem-se sob a ação de certos músculos, deslocando-se no espaço sob formas diversas segundo as impressões ner-vosas que as estimulam. Os músculos são os fixadores do oxigênio.

Não desconhecemos, em geral, nos exercícios tôda a importância fisio-lógica, que os antigos já lhes atribuíam, e que a ciência apregoa, e, por isso, lastimamos o esquecimento a que entre nós se relegaram. A razão, porém dêste duplo fato é simples. As nações persa, grega e romana tinham escolhido para fim de sua atividade a guerra e a con-quista, e a indústria destas últimas na frase de Montesquieu, era a pi-lhagem. Ora, em tais condições, a guerra tornava-se a primeira das pro-fissões e a ginástica a mais importante das aprendizagens. Mas, com a aplicação cada vez maior da máquina e de tôdas as técnicas mecânicas às atividades bélicas, e com a tendência crescente dos Estados, a procurar a solução pacifica de seus problemas internacionais e a dominar a rea-lidade pela inteligência, quer-se que os exercidos do corpo fiquem lesados no que os do espirito ganharam.

Reconhecendo que não foi exclusivamente aos exercícios ginásticos, que os soldados e atletas em Roma e na Grécia deviam o seu vigor físico, e que a continência que guardavam êstes últimos e a sobrie-dade exigida por todos, tiveram maior influência ainda sôbre êste resultado, temos, contudo, que exatamente por causa da mutação de nossas tendências sociais e da proeminência atual do cérebro na reali-zação do fim individual e coletivo, a importância déstes exercícios sts, biu de ponto, tornando-se urna necessidade palpitante e indeclinável.

Arquivo