In (ex) Clusão no Ensino Remoto: Um Saber de Experiência
Por Barbara Souza Martello (Autor), Renata dos Santos Silveira (Autor), Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior (Autor).
Resumo
O texto apresenta notas de reflexões sobre a narrativa do saber de experiência de uma professora de Educação Física referente ao período de ensino remoto em 2020. Buscamos comentar questões da narrativa que influenciam no processo de inclusão e exclusão dos envolvidos no processo educacional. Consideramos que o ensino remoto narrado na escola particular reforçou mecanismos de exclusão, gerou angustias à professora e impossibilitou a prática de uma Educação Física plural e inclusiva.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção especializada à saúde. Protocolo de manejo clínico da Covid-19 na atenção especializada. Brasília, Março, 2020.
COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7letras, 2013, p. 15-35.
LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p.19-28, 2002.
LEMOS, C. E. C; ASSIS, G. C. de. A pandemia da Covid-19, a exposição das desigualdades e o discurso da necropolítica neoliberal. Revista Ensaios de Geografia, Niterói, v. 5, n. 9, p. 34-39, 2020.
MBEMBE, A. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.
RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº 46.970 de 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (covid-19). Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13 mar. 2020. p.1.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.