Incentive Of Psychosocial Components In The Trajectory Of Volleyball Athletes
Por Matheus Santos Mendes (Autor), Felipe Goedert Mendes (Autor), Michel Milistetd (Autor), Carine Collet (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Resumo
Objetivo: Comparar o incentivo dos componentes psicossociais nas diferentes fases da trajetória esportiva em atletas de voleibol nas categorias de formação. Métodos: Aplicou-se um questionário específico baseado nos elementos dinãmicos da formação esportiva (Côté, 1999; Côté, Turnnidge, & Vierimaa, 2016) em 78 atletas do sexo masculino com média de idade de 19.24 ±0.9 anos de clubes de reconhecimento nacional brasileiro. Utilizou-se o teste qui-quadrado e a regressão logística multinomial para comparar o nível de incentivo dos componentes psicossociais í prática de voleibol e de outras modalidades em cada fase da trajetória esportiva, adotando nível de significãncia de 5%. Resultados: Os componentes psicossociais incentivam não apenas í prática da modalidade alvo, mas também í prática de outras modalidades. Entretanto, o incentivo dos familiares (p≤0,001), amigos (p≤0,001) e treinadores (p≤0,001) í prática do voleibol aumentou no decorrer da trajetória esportiva, permanecendo estável o incentivo í prática das demais modalidades esportivas. Conclusão: Os componentes psicossociais exercem importante papel na trajetória esportiva de atletas de voleibol em clubes de reconhecimento nacional brasileiro. Ao agregarem reflexões sobre a importãncia dos componentes psicossociais na vida esportiva de um indivíduo, os achados fornecem pistas í s federações, clubes e locais de iniciação esportiva para estruturação de programas de formação esportiva na modalidade.