Resumo

Objetivo: Comparar o incentivo dos componentes psicossociais nas diferentes fases da trajetória esportiva em atletas de voleibol nas categorias de formação. Métodos: Aplicou-se um questionário especí­fico baseado nos elementos dinãmicos da formação esportiva (Côté, 1999; Côté, Turnnidge, & Vierimaa, 2016) em 78 atletas do sexo masculino com média de idade de 19.24 ±0.9 anos de clubes de reconhecimento nacional brasileiro. Utilizou-se o teste qui-quadrado e a regressão logí­stica multinomial para comparar o ní­vel de incentivo dos componentes psicossociais í  prática de voleibol e de outras modalidades em cada fase da trajetória esportiva, adotando ní­vel de significãncia de 5%. Resultados: Os componentes psicossociais incentivam não apenas í  prática da modalidade alvo, mas também í  prática de outras modalidades. Entretanto, o incentivo dos familiares (p≤0,001), amigos (p≤0,001) e treinadores (p≤0,001) í  prática do voleibol aumentou no decorrer da trajetória esportiva, permanecendo estável o incentivo í  prática das demais modalidades esportivas. Conclusão: Os componentes psicossociais exercem importante papel na trajetória esportiva de atletas de voleibol em clubes de reconhecimento nacional brasileiro. Ao agregarem reflexões sobre a importãncia dos componentes psicossociais na vida esportiva de um indiví­duo, os achados fornecem pistas í s federações, clubes e locais de iniciação esportiva para estruturação de programas de formação esportiva na modalidade.

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