Resumo
O crescente aumento no uso de automóveis nas cidades tem gerado congestionamentos cada vez maiores culminando em uma crise de mobilidade nos grandes centros urbanos. O uso da bicicleta começa a ser percebido pelos gestores, como uma alternativa ao transporte urbano de veículos automotores individualizados apesar da ausência de infraestrutura urbana para o ciclismo e da resistência cultural ao abandono do automóvel. Esse trabalho teve como finalidade investigar a atitude de estudantes universitários matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, na cidade de Curitiba, responderam ao questionário. 83,6% declararam nunca ter tido algum tipo de educação/treinamento para se locomover com a bicicleta. Nos deslocamentos para a IES, a maioria utiliza ônibus (42,1%), seguido de carro (33,7%) e somente 2% utilizam a bicicleta. Para 37,4% dos participantes, a distância aceitável para fazer um deslocamento por bicicleta foi de 4 a 6 km, valor esse encontrado em estudos internacionais. As mulheres tinham atitude mais positiva do que os homens em relação à atitude de utilizar a bicicleta nos trajetos até a universidade. Os que não possuiam ou não dispunham de carro tinham uma atitude mais positiva em relação ao uso da bicicleta do que seus pares motorizados. Essa pesquisa forneceu dados sobre a atitude em relação ao uso da bicicleta nos deslocamentos até a universidade e sobre fatores que podem influenciar na escolha desse modal. Esses dados podem embasar futuras campanhas para aumentar o uso da bicicleta entre estudantes universitários.