Resumo

INTRODUÇÃO: O esporte adaptado para atletas com deficiência existe a mais de 100 anos, mas foi apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial que ele foi amplamente implementado. Os desportistas amputados praticantes do esporte adaptado estão expostos ao risco de sofrer lesões assim como os dos esportes convencionais.
OBJETIVO: Descrever as principais lesões osteomioarticulares ocorridas em atletas amputados, praticantes de diferentes modalidades esportivas.
MÉTODOS: Revisão de literatura em bases de dados como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Scholar, com pesquisas científicas realizadas entre 2009 e 2020.
RESULTADOS: Foram selecionados nove trabalhos, que apresentam informações sobre as lesões em modalidades paradesportivas diversificadas.
CONCLUSÃO: Identificou-se através da pesquisa que, nos membros inferiores, os atletas amputados que praticam o esporte adaptado sofrem principalmente lesões como entorse, fraturas, luxações, distensões e contusões. Nos membros superiores ocorrem principalmente lesões no complexo do ombro.

Acessar