Incidência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Estudantes de Uma Escola Pública da Cidade de Francisco Sá
Por Jéssyca Fernanda Gomes Lopes Soares (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 4, n 4, 2014.
Resumo
Um dos assuntos mais comentados na educação nos dias atuais é a inclusão na escola. Crianças que apresentem algum tipo de deficiência devem ou não, ser matriculadas em escolas onde o ensino é regular, e o presente estudo retrata incidência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em estudantes de uma escola pública da cidade de Francisco Sá, visto que esse transtorno é um dos mais questionados pelos professores que muitas vezes não conseguem diferenciar um aluno problemático de um TDAH. Para que o trabalho fosse realizado, foram aplicados questionários aos professores regentes onde deveriam ser respondidas questões sobre o comportamento de seus alunos em sala de aula. O referencial teórico é composto por seis tópicos onde são discutidos temas como educação, infância, déficit de atenção e hiperatividade conceitos e história, características do déficit de atenção e hiperatividade, criança com TDAH, diagnóstico/ tratamento, déficit de atenção e hiperatividade relação entre meninos x meninas. Na conclusão evidencia-se que os dados coletados são de uma escola publica da rede estadual de ensino e abrangem informações sobre aquela determinada realidade escolar, não sendo assim consideradas afirmações conclusivas ao tema evidenciado.