Incluir Brincando
Por Marta Dischinger (Autor), Aline Eyng Savi (Autor), Leonora Cristina da Silva (Autor), Carolina Vieira Innecco, (Autor).
Em Inclusão. A Revista da Educação Especial v. 4, n 2, 2008. Da página 38 a 45
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre atividades lúdicas, realizado na Escola Básica Donícia Maria da Costa e desenvolvido na disciplina Design Inclusivo, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho tem como foco a elaboração de um parque infantil, com brinquedos que promovam a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. Foi desenvolvido um processo de avaliação das condições específicas para o parque infantil, por meio de Revisão Bibliográfica, Visitas Exploratórias e Entrevistas Focalizadas, resultando em quadros que auxiliaram na definição das condicionantes para a elaboração do projeto de um novo parque. A aplicação deste procedimento permitiu pensar nas diferenças humanas e potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do espaço. Palavras-chave: educação inclusiva, design inclusivo, parque infantil, acessibilidade.