Inclusão
Por Vânia Gracielli (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 1, n 1, 2016.
Resumo
A educação física adaptada e inclusiva é a realidade de muitos professores, em que ao se deparar em sua sala de aula com um aluno deficiente,tem que mudar totalmente seu planejamento de aulapara inclui-oem sua aula, geralmenteos professores tem muita dificuldade para essa inclusão dependendo da deficiência do aluno, porém alem de ter que desenvolver seu planejamento e métodos a ser trabalhados, tem que saber incluir o deficiente sem fazer ele se sentir diferente dos demais, ou ser tratado diferente. O professor de educação física tem que saber trabalhar e desenvolver sua aula, passando a mesma atividade para todos e incluindo o deficiente na mesma atividade, porem a atividade tem que ser do mesmo nível de capacidade do deficiente, para ele não se sentir diferente e não deixa-lo com autoestimabaixa, porque se o professor diferenciaro aluno com deficiência deixando ele com o seu supervisorpassando algumas atividades diferentes, o professor não estará trabalhando a inclusão e sim a exclusão, pois o deficiente físico vai estar se sentindo excluído das atividades do professor, vai se sentir diferente e incapaz, afetando-oemocionalmente. Fazer a inclusão do deficiente naeducação física sem o portador de deficiência se sentir na exclusão é o grande desafio, e a realidade de muitos professores, pois às vezes esse professor fica perdido se perguntando: Como vou desenvolver meu planejamento de aula, meus objetivos, e tudo aquilo que tem que ser trabalhado e ensinado?Comodesenvolver todas as técnicas e ensinamentos que tem que ser trabalhado, assim como vôlei, futsal, basquete etc... Incluindoo aluno com deficiência sem ele se sentir excluído?Não podemos fugir dessa realidade que assombra a muitos professores e sim procurar soluciona-las da melhor maneira possível, com planejamentos de inclusão, e conscientizando os alunos a respeitarem os deficientes com alguns planejamentos fazendo eles se passarem pela mesma dificuldade, assim ajudando o professor na inclusão.
REFERÊNCIAS
EDLER, C. R. Temas em Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA Editora, 1998