Resumo

O processo inclusivo da pessoa com deficiência requer uma transformação da sociedade em suas diversas faces, de modo que proporcione condições de acesso e participação de todos de forma que sintam-se parte integrante de um grupo e com as mesmas possibilidades. Entretanto, a realidade ainda permanece distante do ideal. Deste modo, as esferas sociais, entre elas o esporte, ainda carecem de diferentes estudos e formas de intervenção quando levamos em consideração as questões referentes às pessoas com deficiência. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os pressupostos inclusivos inseridos no programa de esporte educacional na Associação Cristã de Moços de São Paulo e verificar a estrutura do programa com relação à participação da pessoa com deficiência ao esporte educacional O estudo apresentou caráter descritivo qualitativo com característica exploratória e documental. Participaram da pesquisa as 12 unidades de atendimento esportivo da Associação Cristã de Moços de São Paulo, representada por seus respectivos gestores. O gestor geral de esporte da instituição e o gestor nacional também compôs o grupo de participantes totalizando 14 pessoas delineando um perfil de amostragem com caráter não probabilístico. Os participantes foram entrevistados com um roteiro semiestruturado e os resultados foram analisados através da proposta de análise de conteúdo de Bardin (2011). A documentação das diretrizes que norteia o esporte na instituição e as propostas das unidades que participaram do estudo forma analisadas de forma interpretativa tendo como base o instrumento CIPP (Contexto, Insumo, Processo e Produto) sugerido por Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004). Os resultados apontaram necessidade de um olhar inclusivo na instituição, de melhoras nas instalações com diminuição das barreiras arquitetônicas, de aprimoramento da capacitação profissional, implantação de avaliações constantes que sustente e ampare as ações afirmativas com foco na inclusão da pessoa com deficiência no esporte, uma vez que atender a todos está na gênese da instituição. 

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