Inclusão da Pessoa com Dificiência: Um Relato de Experiência Educacional do Graduando em Educação Física no PRONIDE
Por Marcella Campelo da Silva Clemente (Autor), Dandara Evelin Monteiro Silva (Autor), Eduardo Victor Ramalho Lucena (Autor), Vania Lúcia de Barros e Silva (Autor), Tereza Luiza de França (Autor), Paula Roberta Paschoal Boulitreau (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A Educação é direito de todos como relata a Constituição Federal de 1988 (art. 205), dentre o público com direito a esta educação, inclui a pessoa com deficiência (PcD), que neste estudo relataremos o trabalho desenvolvido por graduandos em Educação Física no PRONIDE do Núcleo de Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco. O PRONIDE O programa é um campo de estágio e um projeto de extensão, cujo visamos a construção dos saberes nesta vivência enquanto estagiário no PRONIDE, o que nos permite que a convivência com os alunos sejam legitimadas, ao passo que exigem do profissional criatividade situacional, segurança na tomada de decisão, empatia e especificidade da didática, facilitando na aquisição dos conhecimentos a serem aplicados no trabalho com a PcD.