Inclusão de Alunos com Deficiência na Escola: Percepção de Professores de Educação Física
Por William das Neves Salles (Autor), Dorival Araujo (Autor), Luciano Lazzaris Fernandes (Autor).
Em Conexões v. 13, n 4, 2015. 20 Páginas. Da página 1 a 21
Resumo
O objetivo do estudo é investigar como professores de Educação Física escolar percebem a inclusão de alunos com deficiência e quais estratégias utilizam para promover esta inserção em suas aulas. Conduziram-se entrevistas semiestruturadas com três professores de Educação Física pertencentes a escolas públicas de Florianópolis. De maneira geral, foi ressaltado que a sociedade e a própria instituição escolar têm refletido atitudes positivas em relação à inclusão, mas ainda há carência de políticas públicas mais efetivas para sua efetivação nas escolas, bem como necessidade de auxílio de profissionais de outras áreas e promoção mais frequente de atividades de formação continuada. Em relação às estratégias utilizadas para promover a participação, relacionamento interpessoal e/ou inclusão de todos os alunos nas aulas, os professores revelaram utilizar muita conversa, além de promoverem adaptações nas atividades, com o intuito de que todos consigam participar, se relacionar e aprender. Para aprofundar a compreensão sobre o processo de inclusão em aulas de Educação Física, é necessário realizar estudos com mais professores, que estejam em diferentes etapas de sua carreira profissional, atuando em diferentes níveis de ensino, tanto em instituições públicas quanto privadas.