Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física em Escolas Públicas Regulares do Brasil: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Por Mariana Oliveira Rabelo de Castro (Autor), Silvio de Cássio Costa Telles (Autor).
Resumo
A legislação brasileira propõe a inserção de alunos com deficiência em escolas regulares. Desta forma, o objetivo do artigo foi identificar, através de uma revisão sistemática, como se dá o processo inclusivo destes alunos nas aulas de Educação Física, em escolas públicas regulares brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em quatro bases de dados (Lilacs, Scielo, Portal Regional da BVS e Portal de Periódicos da Capes) seguindo as orientações PRISMA. Os resultados foram classificados em três categorias, por meio da análise de conteúdo. Percebemos que os professores e a comunidade escolar enfrentam dificuldades relacionadas à precária formação docente, à pouca interação interpessoal e à mínima acessibilidade arquitetônica, instrumental e metodológica. Concluiu-se que o processo inclusivo, apesar dos empasses, se encontra em desenvolvimento.
Biografia do Autor
Mariana Oliveira Rabelo de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestrado em Ciências do exercício e do esporte (UERJ)
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-UERJ) - instituição em que trabalha atualmente
Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutorado em Educação Física e Cultura (UGF)
Instituto de Educação Física e Desporto (IEFD) - instituição em que trabalha atualmente
Referências
ALVES, Maria Luíza Tanure; DUARTE, Edison. A participação de alunos com síndrome de Down nas aulas de Educação Física Escolar: um estudo de caso. Movimento, Porto Alegre, v.18, n.3, p.237-256, jul/set, 2012.
ALVES, Maria Luíza Tanure; DUARTE, Edison. Inclusão social e o aluno com síndrome de down: um estudo de caso nas aulas de educação física. Revista Pensar a Prática (impr), v.16, n.4, p.1098-1111, out-dez, 2013.
ALVES, Maria Luíza Tanure; DUARTE, Edison. A percepção dos alunos com deficiência sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.28, n.2, apr/june, 2014.
ALVES, Maria Luíza Tanure; STORCH, Jalusa Andreia; HARNISCH, Gabriela; STRAPASSON, Aline Miranda; FUTADO, Otávio Luis Piva da Cunha; LIEBERMAN, Lauren; ALMEIDA, José Júlio Gavião de; DUARTE, Edison. Physical education classes and inclusion of children with disability: Brazilian teachers' perspectives. Movimento (Porto Alegre), v.23, n.4, p. 1229-1244, out.-dez, 2017.
ANDRADE, José Milton Azevedo; FREITAS, Ana Paula de. Possibilidades de atuação do professor de Educação Física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Movimento, Porto Alegre, v.22, n.4, p. 1163-1176, out/dez, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma Brasileira nº9050, 3.ed, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
BARRETO, Michelle Aline; LUCIANO, Tatiane Santos; PAULA, Laura Neves de; BORGES, Paula Aparecida. A preparação do profissional de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência. Revista Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v.2, n.1, p.152-167, jan/jun, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei nº. 9.394/1996, Brasília, 1996.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução n. 6/2018. Ministério da Educação: Brasília. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dados do Censo Escolar, 2017.
BRASIL. Dados do Censo Escolar indicam aumento de matrícula de alunos com deficiência. 2015. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/dados-do-censo-escolar-indicam-aumento-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dados do Censo Escolar, 2016.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais: grupos populacionais específicos e uso do tempo. 2018.
CARVALHO, Camila Lopes de. Conteúdos da educação física e a pedagogia de Freinet: pintando uma possibilidade para o aluno com Síndrome de Down. 2014. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
CARVALHO, Camila Lopes de; SALERNO, Marina Brasiliano; SILVA, Rita de Fátima da; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Inclusão na Educação Física Escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdo-atitudes. Revista Motrivivência, Florianópolis, v.29, n.esp., p.144-161, dezembro, 2017.
CARVALHO, Camila Lopes de; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Inclusão escolar de alunos com deficiência: interface com os conteúdos da Educação Física. Educación Física y Ciencia v.20 n.1 Ensenada ene, 2018.
COSTA, Camila de Moura; MUNSTER, Mey de Abreu van. Adaptações curriculares nas aulas de Educação Física envolvendo estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.23, n.3, july/sept, 2017.
FALKENBACH, Atos Prinz; BATTISTELI, Gisele; MEDEIROS, Juliana; APELLANIZ, Amanda. A questão da integração e da inclusão nas aulas de Educação Física. Revista Digital, Buenos Aires, v.11, n.106, 2007.
FALKENBACH, Atos Prinz; LOPES, Elaine Regina. Professores de Educação Física diante da inclusão de alunos com deficiência visual. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v.13, n.3, 2010.
FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Dificuldades e sucessos de professores de educação física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.22, n.1, jun/mar, 2016.
FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Estratégias de professores de Educação Física para promover a participação de alunos com deficiência auditiva nas aulas. Revista Brasileira de Educação Especial, v.24 n.2, Bauru Apr./June. 2018.
FIORINI, Maria Luiza Sanzini. Concepção do professor de Educação Física sobre a inclusão do aluno com deficiência. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília 2011.
FREITAS, Josiane Filus; ARAÚJO, Paulo Ferreira. Inclusão escolar e educação física: a participação dos professores de Hortolandia SP. Revista Pensar a Prática (impr), v.17, n.1, p.228-241, jan-mar, 2014.
GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.24, n.2. april/june, 2015.
GORGATTI, Márcia Greguol; JUNIOR, Dante de Rose. Percepções dos professores quanto a inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v.15, n.2, p.119-140, abril/junho, 2009.
GREGUOL, Marcia; MALAGODI, Bruno Marson; CARRARO, Attilio. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física: atitudes de professores nas escolas regulares. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v.24, n.1, jan/mar, 2018.
GUTIERRES, Paulo José Barbosa Filho; MONTEIRO, Marcia Dolores Ferreira; SILVA, Rudney da; VARGAS, Carla Regiane. Concepções, opiniões e atitudes docentes associadas à inclusão da pessoa com deficiência na educação física: uma revisão da produção científica brasileira. Liberabit, Lima, v.17, n.1, ene/jun, 2011.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, v.26, n.69, p.163-184, 2006.
LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; BRAY, Cristiane Toller; ROSSATO, Solange Pereira Marques. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.15, n.2, p.289-306, 2009.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon. Editora SENAC, 1997.
MARQUES, Heloisa; BRANDÃO, Juliana Araújo; GONÇALVES, Luzivan Francisco; SILVA, Kamila Santos da; CARDOSO, Vinicius Saura; MAGALHÃES, Alessandra Tanure. Percepção de professores e gestores de educação sobre a inclusão de crianças com deficiência visual. Revista Salusvita, Bauru, v.36, n.1, p.7-21, 2017.
MAZZARINO, Jane Márcia; FALKENBACH, Atos; RISSI, Simone. Acessibilidade e inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola e na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Impr.), Porto Alegre, v.33, n.1, mar, 2011.
MIRON, Edison Martins; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Barreiras físicas e o acesso às aulas de educação física. Rev. Pensar a Prática (impr), v.17, n.2, p.377-394, jan-mar, 2014.
MORGADO, Fabiane Frota da Rocha; CASTRO, Marcela Rodrigues de; FERREIRA, Maria Elisa Caputo; OLIVEIRA, Aldair José de; PEREIRA, Jessica Gouvêa; SANTOS, José Henrique dos. Representações sociais sobre a deficiência: perspectivas de alunos de Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.23, n.2, apr/june, 2017.
MONTEIRO, Vítor. Atitudes dos professores de Educação Física no ensino de alunos com deficiência. Tradução, validação e análise para a cultura portuguesa do instrumento PEATID-III. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física)- Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Porto, 2008.
NACIF, Marcella Fernandes Piticcié; FIGUEIREDO, Diogo Hilgemberg; NEVES, Clara Mockdece; MEIRELES, Juliana Fernandes Filgueiras; FIGUEIREDO, Diego Hilgemberg; PEDRETTI, Augusto; PEDRETTI, Alessandro; FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Educação Física Escolar: percepções do aluno com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.22, n.1, jan/mar, 2016.
OMOTE, Sadao. Perspectivas para a conceituação de deficiências. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v.2, n.4. p.127-135, 1996.
ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assembléia Geral das Nações Unidas, 6 de dezembro de 2006.
PEDROSA, Valéria dos Santos; BELTRAME, André Luís Normanton; BOATO, Élvio Marcos; SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. A experiência dos professores de Educação Física no processo de inclusão escolar do estudante surdo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.21, n.2, p.106-115, 2013.
RAMOS, Valmor; BRASIL, Vinicius Zeilmann; GODA, Ciro; BARROS, Thais Emanuel da Silva; BOTH, Jorge. Autopercepção de competência pedagógica de professores de Educação Física no ensino inclusivo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.21, n.2, p.123-134, 2013.
RODRIGUES, David; RODRIGUES, Luzia Lima. Educação Física: formação de professores e inclusão. Revista Práxis Educadora, Ponta Grossa, v.12, n.2, p.317-333, maio/ago, 2017.
SANCHES, Moisés Lopes Junior; CARVALHO, Camila Lopes de; SALERNO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Concepções e práticas da inclusão na Educação Física escolar: estudo em uma cidade do Brasil. Educacion Física y Deporte, v.34, n.1, p.155-179, ene/jun, 2015.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século XXI. Revista da Educação Especial (SEESP), Brasília, v. 1, n. 1, out., 2005.
SILVA, Afonsa Janaína; DUARTE, Edison; ALMEIDA, José Julio Gavião. Campeonato escolar e deficiência visual: o discurso dos professores de educação física. Movimento, Porto Alegre, v.17, n. 2, p.37-55, abr/jun, 2011.
TANT, Maxime; WATELAIN, Eric. Forty years later, a systematic literature review on inclusion in physical education (1975-2015): a teacher perspective. Educational Research Review, v.19, p. 1-17, 2016.
TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Maria Nivalda Carvalho. A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v.22, n.4, Marília, oct/dez, 2016.
VASCOLCELLOS, Alice Sonaglio de; FINOQUETTO, Leila Cristiane; MACHADO, Roseli Belmonte; FREITAS, Débora Duarte. Inclusión y educación física en la ciudad de Rio grande: Reflexiones sobre las percepciones de los estudiantes con Discapacidad. Movimento (Porto Alegre), v.22, n.3, jul.-set, 2016.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
UNESCO. Pessoas com deficiência no Brasil. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/persons-with-disabilities/. Acesso em: 23 jan. 2019.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Necessidades Educativas Especiais – NEE. In: Conferência Mundial sobre NEE: Acesso em: Qualidade – UNESCO. Salamanca/Espanha: UNESCO, 1994.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.
VYGOTSKY, Lev. Manuscrito de 1929. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.21, n.71, p.23-44, 2000.