Inclusão e Diferença: Deslocamentos Discursivos nos 40 Anos do Cbce

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Parte de Inclusão e Diferença . páginas 63

Resumo

Introdução

Na epígrafe que inicia este ensaio, o discurso é colocado numa relação com a verdade. Mas a verdade enquanto um discurso, não está livre de ser problematizada nos deslocamentos dos seus enunciados. Nos 40 anos de Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) a produção discursiva, de cunho acadêmico se multiplicou, potencializou e ensinou a pesquisar de di- ferentes modos. Cabe, então olhar na direção dos seus deslocamentos como constituintes dos enunciados discursivos. A compreensão de discurso segue na direção de Foucault (2008) que o tratou como sendo um conjunto de re- gras tornando possíveis o aparecimento, em determinada época, de regimes de verdade que se articulam a partir de certas condições de possibilidade do seu presente. Quando se volta o olhar para a produção discursiva em relação às “pessoas com deficiência” com seus enunciados, no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, trago aqui a criação dos Grupos de Trabalho Temático (GTT), mais especificamente no GTT 8 – Inclusão e Diferença. Nele, temos a oportunidade de conhecer e problematizar um lugar em que se alojaram os discursos sobre a deficiência. Portanto, a unidade de discursos, tomando como objeto as “pessoas com deficiência”, permite organização de saberes sobre aquilo que está dizível e visível um conjunto de enunciados.