Inclusão e Educação Física: Algumas Reflexões
Por Rodrigo Barbuio (Autor).
Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 62 - 75
Resumo
Objetivo: Aspectos da inclusão escolar de uma aluna em condição de deficiência intelectual, focalizando especialmente as práticas pedagógicas no contexto da diversidade no Ensino Fundamental, nas aulas de Educação Física. Métodos: Este estudo foi realizado em uma escola da rede pública estadual de ensino do estado de São Paulo. Selecionamos para participar da pesquisa uma aluna, matriculada no 7º ano do ensino fundamental, uma adolescente de treze anos. Resultados: Para que ocorra a inclusão e a possibilidade de uma real participação efetiva escolar de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física é necessário que sejam dadas oportunidades concretas de ensino, através de ações pedagógicas diferenciadas, que levem em conta as individualidades do aluno, seus princípios sociais e culturais. Conclusão: Consideramos e acreditamos, que, com um planejamento pedagógico e a atuação intencional do professor, que com atenção e um olhar voltado para todos os alunos, torna-se possível a realização de um trabalho de inclusão escolar, que vise o acesso ao conhecimento esperado na disciplina de Educação Física.