Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma abordagem teórica sobre alguns conceitos fundamentais que têm a ver com inclusão educacional, educação inclusiva e práticas pedagógicas na área da educação física. Na estrutura deste documento são levantados alguns aspectos fundamentais: 1) a compreensão dos significados de inclusão educacional e educação inclusiva; 2) uma breve conceituação de educação inclusiva na Educação Física; 3) uma abordagem teórica sobre as práticas pedagógicas na área da Educação Física; e por fim, algumas conclusões. Este texto foi desenvolvido a partir da consulta de fontes bibliográficas atualizadas como livros, artigos científicos, teses acadêmicas compiladas e bases de dados. A análise e síntese da informação foi dividida em 2 fases: a primeira refere-se à busca e seleção sistemática, e a segunda diz respeito à revisão e classificação da informação. As pesquisas pesquisadas buscam descrever situações relacionadas aos processos inclusivos que ocorrem no contexto educacional, destacando a necessidade de estimular pesquisas sobre inclusão na educação física na e a partir da prática. Como conclusão, destaca-se que a partir das práticas pedagógicas da área de Educação Física podem ser construídos ambientes inclusivos que favoreçam o desenvolvimento integral de crianças e jovens, atingindo os objetivos de uma educação ideal e relevante para todos.

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