Resumo

Este trabalho de dissertação parte da premissa de que gênero e sexualidade no contexto educacional, apesar de mudanças e transformações constantes nas quais as instituições foram e são submetidas ao longo do tempo, ainda carregam consigo mecanismos regulatórios e excludentes na formação das identidades de alunos e alunas. Reconhecendo gênero e sexualidade como construções sociais, culturais e históricas; considerando o termo inclusão em relação dialética com a exclusão, como um processo que não se restringe apenas às pessoas com deficiências e como uma luta em todas as áreas da vida humana, buscou-se investigar como os processos de inclusão/exclusão permearam questões de gênero e sexualidade no cotidiano de turmas do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal da cidade de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se como referencial de análise a perspectiva omnilética inclusão/exclusão, em conjunto com os estudos sobre gênero e sexualidade (LOURO, 2008; PAECHTER, 2009; BUTLER, 2010; entre outros). Classificado como um estudo de caso (YIN, 2010) do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2009), a coleta de dados se deu através da observação participante no cotidiano escolar, com anotações em diário de campo, além de entrevistas individuais e coletivas com professoras, alunos e alunas. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de „análise de conteúdo""

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