Inclusão Escolar e Síndrome de Down
Por Everaldo Gomes de Sousa, (Autor), Raquel Barbosa de Sousa (Autor), Fabio de Moura Favaris (Autor), Thiago Guimarães (Autor), Julio Cesar de Faria Pastore (Autor), Fabíola Claudia Henrique da Costa (Autor), Carlos Alberto de Azevedo Ferreira (Autor).
Resumo
Observando a importância de se entender como ocorre o processo inclusivo de alunos com Síndrome de Down na rede regular de ensino particular, este estudo comparativo buscou identificar quais recursos físicos, materiais e de pessoal são utilizados para atender esse público e facilitar sua inclusão. Participaram deste estudo uma professora da Escola Especial da rede municipal e professores ou coordenadores de dez escolas da rede particular de ensino regular, todas localizadas na Ilha do Governador. Após visita à escola especial, que serviu como parâmetro para esta pesquisa, foi elaborado um questionário, o qual foi respondido pelos voluntários das escolas particulares, bem como uma entrevista, que ocorreu em ambiente de trabalho. Os dados insinuam que a maioria das escolas pesquisadas não possui alunos com Síndrome de Down, não está preparada para atender esse público, não possui profissionais qualificados ou a preocupação com tal realidade.