Inclusão na Educação Física Escolar: Estudo da Tríade Acessibilidade-conteúdos-atitudes
Por Camila Lopes de Carvalho (Autor), Marina Brasiliano Salerno (Autor), Rita de Fátima da Silva (Autor), Paulo Ferreira de Araújo (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 50, 2017. Da página 144 a 161
Resumo
A educação inclusiva foi consolidada legalmente, mas tem apresentado dificuldades para se efetivar na realidade. Assim, esse estudo objetiva analisar a percepção dos docentes de Educação Física das escolas de Franca/SP acerca da forma como têm vivenciado a inclusão durante sua prática profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso, no qual os docentes responderam ao “Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na Educação Física Escolar”, com dados analisados por categorização. Observou-se uma trajetória ambígua com pontos facilitadores, com professores se propondo a elaborar aulas adequadas a todos, alternando-se com elementos dificultadores, como a falta de reflexão e diálogo. Há uma construção positiva com apontamentos para possíveis reorganizações da atuação docente segundo as novas propostas acadêmicas sobre a inclusão educacional e também sobre a Educação Física Escolar.