Inclusão na Educação Física Escolar na Concepção dos Escolares com Deficiência Visual
Por Edison Montenegro Alonso (Autor), Camila Lopes de Carvalho (Autor), Paulo Ferreira de Araújo (Autor), Marina Brasiliano Salerno (Autor).
Resumo
Objetivo: Analisar a inclusão nas aulas de Educação Física Escolar na concepção dos escolares com deficiência visual. Metodologia: Em um estudo de caso, como coleta de dados foi empregada uma entrevista semiestruturada com dois alunos com deficiência visual adquirida, do ensino médio da rede pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, apreciados por análise de conteúdo. Resultados e discussão: Como resultado, identificamos que a falta de acessibilidade arquitetônica se mostra recorrente, bem como momentos de não participação dos alunos durante as aulas devido à sua condição. Apesar de um dos participantes relatar se sentir acolhido pelo grupo e ter as atividades adaptadas pela professora, outro ainda se diz excluído e carente de atuação docente para facilitar sua participação. Os alunos clamam por maior participação nas aulas, participação esta alicerçada pela compreensão dos colegas sobre a sua condição, bem como uso do esporte adaptado como conteúdo de aula. Considerações finais: A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física se encontra em processo de construção, com pontos positivos entremeados por dificuldades em sua consolidação.
Referências
AGUIAR, João Serapião; DUARTE, Edson. Educação Inclusiva: Um Estudo na Área da Educação Física. Marília. Revista Brasileira de Educação Especial, v.11, n. 2, p. 223-240, ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 ago. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Politicas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1994a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 14 jan. 2019.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 dez. 2000. Ano CXXXVIII Nº 244-E. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=218628. Acesso em: 30 ago. 2010.
BRASIL. Lei n° 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 02 de fev. de 2016.
CARVALHO, Camila Lopes de. Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar: a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional. 2018. 323f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual De Campinas, Campinas, 2018.
CARVALHO, Camila Lopes de; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Inclusão escolar de alunos com deficiência: interface com os conteúdos da Educação Física. Educación Física y Ciencia, Buenos Aires, v.20, n.01, p. 41-56, ene. 2018. Disponível em: http://www.efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFyCe041. Acesso em: 16 mai. 2018.
CIDADE, Ruth Eugênia; FREITAS, Patrícia Silvestre. Educação Física e Inclusão: Considerações para a Prática Pedagógica na Escola. Revista Integração – MEC, p.1-7, 1997. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/inclusao.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.
COSTA, Camila de Moura; MUNSTER, Mey de Abreu van. Adaptações Curriculares nas Aulas de Educação Física Envolvendo Estudantes com Deficiência Visual. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 3, p. 361-376, Sept. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300361&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 jul. 2020.
DURAN, Mônica Geraes; PRADO, Romeiro de Almeida. Acessibilidade nos estabelecimentos de ensino. In. III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE. ENSAIOS PEDAGÓGICOS. Brasília. Anais... Brasília: Ministério da Educação, 2006. v. 1, p. 137-142.
FREITAS, Michelle Gomes; SALES, Zenilda Nogueira; MOREIRA, Ramon Missias. Representações de alunos com deficiência visual sobre as aulas de educação física escolar. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 1, p. 100-109, 2016.
FILUS, Josiane Freitas. Amarrações e arrumações na inclusão do município de Hortolândia-SP. 2011. 199f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
FONSECA, Victor. Educação Especial. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FURTADO, Otávio Luis Piva Da Cunha; MORATO, Marcio Pereira; GUTIERREZ, Gustavo Luis; ALVES, Maria Luiza Tanure. A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas. Pensar a Prática, v. 22, 18 abr. 2019.
GIL, João Pedro Alcântara; SCHEEREN, Carine; LEMOS, Helen Denise Daneres; FERREIRA, Simone de Mamann. O significado do jogo e do brinquedo no processo inclusivo: conhecendo novas metodologias no cotidiano escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 1, n.20, p.75-88, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109. Acesso em: 01 ago. 2019.
GOMES, Mariana Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino de Lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
GREGUOL, Márcia; MALAGODI, Bruno Marson; CARRARO, Attilio. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: atitudes de professores nas escolas regulares. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n.1, p. 33–44, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v24n1/1413-6538-rbee-24-01-0033.pdf. Acesso em: 06 jul. 2020.
HAEGELE, Justin; HODGE, Samuel R.; ZHU, Xihe; HOLLAND, Steven K; WILSON, Wesley J. Understanding the Inclusiveness of Integrated Physical Education From the Perspectives of Adults With Visual Impairments. Adapted Physical Activity Quarterly :APAQ, v.37, n. 2, p. 141–49, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1123/apaq.2019-0094. Acesso em: 06 jul. 2020.
HEIL, Edineia. A percepção de atletas com deficiência visual sobre o esporte adaptado. 2008. Monografia (Bacharel em Psicologia) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Brasil: EPU, 1986.
MANZINI, Eduardo José. A entrevista na pesquisa social. Didática, v. 26/27, n. 1, p. 149-158, 1990.
MARTÍN, Durán; SANZ SERRANO, Alberto. Dificultades del Profesorado de Educación Física de Educación Secundaria ante el alumno con discapacidad. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Madrid, vol. 7, n. 27, p. 203-231, set, 2007. Disponível em: http://cdeporte.rediris.es/revista/revista27/artdificultades41b.htm Acesso em: 13 ago. 2019.
MAZZARINO, Jane Márcia; FALKENBACH, Atos; RISSI, Simone. Acessibilidade e inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola e na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 1, p. 87-102, 2011. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000100006. Acesso em: 02 ago. 2019.
MAYEDA, Silvia; ARAÚJO, Paulo Ferreira. Uma proposta de ginástica geral para deficientes físicos. Movimento & Percepção, v.4, n.4/5, p.55-73, 2004.
OMOTE, Sadão. Algumas tendências (ou modismos?) recentes em educação especial e a Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v.9, n.1, p.25-38, 2003.
PERES, Lívia. Comportamento motor no contexto escolar e familiar da criança com deficiência visual. 2011. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
RODRIGUES, David. Perspectivas sobre a Inclusão: da Educação à Sociedade. Porto: Editora Porto, 2003.
SANTOS, Mariselma Oliveira dos; CARVALHO, Camila Lopes de; ARAÚJO, Paulo Ferreira de; SALERNO, Marina Brasiliano. Educação Física Escolar e Inclusão: Um Estudo de Caso No Brasil Sob a Óptica Do Modelo Bioecológico.” Motrivivência, v.32, n.62, p 01–21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67312. Acesso em: 06 jul. 2020.
SALERNO, Marina Brasiliano. A Formação em Educação Física e o Trabalho com Pessoas com Deficiência: Percepção Discente, 2014. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
SASSAKI, Romeu Kazuma. Inclusão: Construindo Um a Sociedade Para Todos. 3ª edição. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SILVA, Rita de Fátima da; SEABRA JUNIOR, Luiz; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Educação Física Adaptada no Brasil: da história à inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.
SMITH, Deborah. Introdução à Educação Especial: ensinar em tempos de inclusão. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SPENCER-CAVALIERE, Nancy; WATKINSON, Jane. Inclusion Understood from the Perspectives of Children with Disability. Adapted Physical Activity Quarterly, v.27, n.4, p. 275–93, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1123/apaq.27.4.275. Acesso em: 06 jul. 2020.
THOMAS, Jack; NELSON, Jerry; SILVERMAN, Sthephen. Métodos de pesquisa em atividades físicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
WALTER, Lizete Wasem; HARNISCH, Gabriela Simone; BORELLA, Douglas Roberto. Atendimento educacional especializado envolvendo alunos com deficiência visual na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, p. 26020, mar. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/97282. Acesso em: 01 jul. 2020.
WINNICK, Joseph. Educação física e esportes adaptados. Barueri, Brasil: Manole, 2004.