Inclusão nas Aulas de Educação Física: Um Debate a Partir da Língua Brasileira de Sinais
Por Juliana Maria Nunes Gomes (Autor), Kassiano de Kássio Rosa da Silva (Autor), Rayanne Mesquita Estumano (Autor), Vera Solange Pires Gomes de Sousa (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A inclusão do Surdo2 nos segmentos sociais, têm sido discutida pela garantia dos direitos destes, desde a Declaração de Salamanca (1994, p. 1) onde iniciou a luta pelos direitos, inclusive de sua escolaridade e portanto nas aulas de Educação Física (EF). Nota-se que a inclusão não é um processo simples, e sim construída com constante qualificação de profissionais. Segundo Mantoan (2003, p. 16) não é apenas garantir o acesso do aluno à escola, mas ir desde o processo de integração, à consolidação da escolaridade para um desenvolvimento pleno. Posto que a inclusão é necessária para efetivar a aprendizagem dos alunos Surdos, este estudo é resultado da inquietação de pesquisadores que além de atuarem com a temática, preocupam-se com a inclusão deste público. Desde fomentar cabíveis adaptações nas aulas de EF para inclusão do aluno até o engajar da comunidade escolar no processo ensino-aprendizagem. Nesse constructo objetiva-se identificar como as práticas pedagógicas (PP) inovadoras de uma aula de EF podem contribuir para inclusão do aluno Surdo.