Inclusão no Ensino Superior: Perceções dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais Sobre o Ingresso à Universidade
Por Evelyn Santos (Autor), Manuela Gonçalves (Autor), Isabel Ramos (Autor), Lisneti Castro (Autor), Roselane Lomeo (Autor).
Em Revista Portuguesa de Educação v. 28, n 2, 2015. Da página 251 a 270
Resumo
A educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo.