Editora Fontoura. Brasil 2010. 152 páginas.

Sobre


O tema desta obra nasce dos estudos continuados com o tema da inclusão, especialmente voltados para a área da Educação Física. A obra reúne artigos, produtos das pesquisas realizadas no grupo de pesquisa Reabilitação e Inclusão vinculado ao CNPq e ao Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA, cujo coordenador é o autor organizador desta obra.

As pesquisas voltadas para a área da Educação Física e da saúde nascem da problematização do tema da inclusão na escola e na sociedade. As experiências de exclusão ainda são práticas vivas no ambiente educacional e, quando se trata das aulas de Educação Física, talvez as experiências sejam mais pronunciadas. Tal fator acaba por excluir e até mesmo contribuir para uma aprendizagem de negação e de rejeição com a área, espaço que historicamente se voltou para a performance e o ensino dos alunos saudáveis. Trata-se ainda de um aprendizado em sociedade, aprender sobre a inclusão é um exercício de afetividade e reconhecimento do outro.

A obra avança com pesquisas do tema da inclusão e das necessidades especiais que são referenciais para as áreas da Educação Física, da educação e da saúde, sua finalidade principal é apresentar resultados de pesquisas atuais e possibilitar reflexões acerca das realidades em que o tema está presente.

Parte 1. inclusão e necessidades especiais na Educação Física Escolar

1.1 - Inclusão e necessidades especiais na produção de conhecimento da Educação Física.
Atos Prinz Falkenbach, Gisele Battistelli, Diego Castro Eloy.

1.2 - A questão da integração e da inclusão nas aulas de Educação Física.
Atos Prinz Falkenbach, Gisele Battisteli, Juliana Medeiros, Amanda Apellaniz.

1.3 - A inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de Educação Física na educação infantil.
Atos Prinz Falkenbach, Fernando Edi Chaves, Dileni Penna Nunes, Vanessa Flores do Nascimento.

1.4 - A relação professora/aluna com necessidades especiais nas aulas de Educação Física da escola comum.
Juliana Medeiros, Atos Prinz Falkenbach.

1.5 - Vivência de observação acerca da Educação Física no ensino fundamental.
Atos Prinz Falkenbach, Aurelio Soares Mendonça, Candice Prates Miranda Corrêa.

1.6 - A formação e a prática vivenciada dos professores de Educação Física com a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola comum.
Atos Prinz Falkenbach, Gisele Battisteli, Juliana Medeiros, Amanda Apellaniz.

Parte 2. Inclusão e necessidades especiais na Saúde e na Educação

2.1 - Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência visual: os processos compensatórios de Vygotski.
Deninson Nunes Ferenci, Atos Prinz Falkenbach.

2.2 - O treinador pessoal e a prática com alunos com deficiência física/sensorial.
Helena Garcia dos Santos, Atos Prinz Falkenbach.

2.3 - Inclusão laboral da pessoa com deficiência.
Bianca Correia Ferronatto, Luciane Carniel Wagner, Atos Prinz Falkenbach.

2.4 - Estigma relacionado à pessoa com deficiência.
Bianca Correia Ferronatto, Luciane Carniel Wagner, Atos Prinz Falkenbach.

Acessar