Resumo

Esta monografia teve como tema a inclusão social e esportiva dos alunos portadoresde necessidades especiais (PNE) na Fase Final dos 52º Jogos Colegiais do Paraná(JOCOP´s), realizado na cidade de Curitiba, nos dias 07 a 17 de julho de 2005.Foram abordados temas referentes à Educação Física, Inclusão, Sociologia ePolíticas Públicas do Esporte. O objetivo geral foi investigar se a inclusão social dosalunos portadores de necessidades especiais estava realmente caracterizada, alémda inclusão esportiva, nos JOCOP´s. Os objetivos específicos foram: levantar dadosquantitativos e qualitativos referentes à inclusão social e esportiva dos alunosportadores de necessidades especiais das escolas participantes nos 52º JOCOP´s –presente na seção de Procedimentos Metodológicos; registrar as situações relatadaspelos dirigentes das escolas, quanto à inclusão social de seus alunos PNE nosmomentos da viagem, abertura dos JOCOP’s, alimentação, alojamentos, jogos,atuação da arbitragem, incluindo as situações discriminatórias e as situaçõesexemplares de inclusão – presente na seção de Apresentação dos Dados; discutirsobre os relatos apresentados pelos dirigentes com base nos documentos eliteraturas que defendem a inclusão social dos PNE – presente na seção de Discussão e propor caminhos para que a inclusão social e esportiva dos PNE nosJOCOP´s seja realimente efetiva – presente nas Considerações Finais. Ametodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de caráter descritivo, aplicadaatravés de um questionário com três perguntas, às 26 escolas de educaçãoespeciais indicadas pela Paraná Esporte, que participaram da fase final dos JOCOP´s. Destas 26 escolas, apenas 8 responderam ao questionário. Os resultadosconfirmaram uma das hipóteses desta monografia: a participação dos alunos PNEaumenta a cada ano nos JOCOP’s, e a inclusão social deles cresce aos poucos nacomunidade esportiva. A outra hipótese, que afirmava que ainda existediscriminação por parte de professores e alunos participantes dos JOCOP´s emrelação à participação dos alunos portadores de necessidades especiais nos jogos,não foi considerada plenamente verdadeira pela maioria das escolas queresponderam ao questionário. Pôde-se concluir que os JOCOP´s são efetivamenteum campeonato que promove a integração entre os alunos PNE e os alunos doensino regular, através do esporte e também por meio de atitudes inclusivas, como ofato de os alojamentos e refeitórios terem sido os mesmos para as escolas especiaise regulares de cada região e os jogos dos PNE acontecerem nos mesmos locais decompetição e em horários intercalados com os jogos regulares nas modalidades deatletismo, basquete, futsal e natação. Estes fatores contribuíram para que o públicoreconhecesse e valorizasse as possibilidades e o esforço dos atletas PNE nosJOCOP´s

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