Resumo

Além de discutir a Educação Física e seus currículos a partir do advento das políticas educacionais recentes, este artigo também se propõe a movimentar um importante debate sobre a última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio. Este artigo apresenta análises desenvolvidas a partir da pesquisa que teve como objetivo refletir sobre a inclusão da Educação Física na Área de Letras, discutindo a relação entre as propostas curriculares para a Educação Básica e a prática pedagógica dos professores de Educação Física do Ensino Médio. A metodologia baseou-se nos estudos de Foucault. Pretendemos mostrar que projetos de formação e formatação de indivíduos estão inseridos na sociedade e na atual realidade brasileira, especialmente no caso do ensino médio. Entendemos que estes projetos de formação são transpostos com outros discursos de forma a ganhar a empatia e adesão da população, que há muito questionava a organização e o modelo de ensino. Porém, isso na verdade é um retrocesso porque, ao invés de reformular metodologias e permitir que o conhecimento faça sentido para os alunos, faz com que eles retirem de sua formação aquilo que não lhes parece interessante ou útil, e, se no futuro esses indivíduos identificar essas lacunas, eles serão os únicos responsáveis ​​por resolvê-las.

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