Incorporando a Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL - na Formação de Professores de Educação Física
Por Glenn Hushman (Autor), Gloria Napper-Owen (Autor).
Em JOPERD - Journal of Physical Education, Recreation and Dance, n 10, 2011.
Resumo
A Aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma metodologia educacional que elege problemas no contexto de formação dos estudantes. Habilidades de pensamento crítico, dedução e comportamentos são desenvolvidos enquanto os estudantes aprendem sobre como a teoria pode ser aplicada em problemas práticos. A Aprendizagem Baseada em Problemas encoraja a tomada de decisões, a aprendizagem continuada, e a troca de conhecimento entre pessoas. Embora o PBL tenha sido aplicado em várias áreas do conhecimento, ainda há uma discussão limitada e utilização mínima nos programas de formação de professores de educação física. Este artigo destaca os conceitos básicos do PBL para a preparação de futuros professores e mostra como esse método pode ser incorporado aos cursos de graduação em educação física. (Trad. Adriano P. Campos)