Resumo

INTRODUÇÃO: O ingresso em uma universidade parece predispor o estudante a uma série de mudanças em seu estilo de vida. Assim, com as várias responsabilidades e afazeres inerentes ao ensino superior, estes acabam por deixar de lado a prática de atividades físicas, originando vários fatores negativos, dentre eles o sedentarismo. Além disso, parece que estudantes de cursos da área da saúde, tendem a apresentar um comportamento diferente de estudantes de outras áreas. OBJETIVO: Avaliar e comparar o nível de atividade física/exercícios físicos dos discentes matriculados em diferentes cursos da Faculdade Dom Bosco. MÉTODOS: Foram selecionados por conveniência 17% (n = 136) de um total de 802 discentes matriculados regularmente nos cursos oferecidos (Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Administração, Direito e Farmácia). Para coleta foi utilizado um questionário semiestruturado para analisar os hábitos físicos (atividade/exercício físico) dos discentes, composto de perguntas fechadas e abertas, com leitura de palavras-chave, no qual foram levantadas informações como: dados pessoais; renda familiar; prática de exercício regular; classificação do desempenho em tarefas diárias e sobre a influência da atividade física para a saúde. Para análise dos dados foi utilizado o teste do Qui-quadrado, assim como os dados, foram processados no pacote estatístico SPSS, versão 20.0. RESULTADOS: Os dados apresentados sobre a prática de exercícios físicos regulares demonstram que os homens (58,9%) possuem maior hábito na prática de exercícios físicos. Em relação aos cursos, aquele que mais adere à prática regular foi Educação Física Bacharelado (25,0%). Sobre a pretensão em iniciar a prática de exercícios físicos, o sexo feminino (29,4%) e o curso de Educação Física Licenciatura (13,2%) apresentam maior iniciativa para começar os exercícios físicos. No geral, (8,1%) dos discentes se classificaram como sedentários, enquanto (50,4%) se consideravam moderadamente ativos e (41,5%) como ativos fisicamente. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram que o gênero e a área de graduação são determinantes na prática e perspectivas de início para a realização de exercícios físicos. 

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