Indicadores de Atividade Física/exercício Físico dos Discentes da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Por Caio Augusto da Silva (Autor), Henrique Guimarães Theodoro (Autor), Amanda Mayra Gallego (Autor), Danilo Aparecido Sabione (Autor), Agatha Graça (Autor), Matheus Amarante do Nascimento (Autor), Higor Santos Fonseca (Autor), Fábio Luiz Cheche Pina (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: O ingresso em uma universidade parece predispor o estudante a uma série de mudanças em seu estilo de vida. Assim, com as várias responsabilidades e afazeres inerentes ao ensino superior, estes acabam por deixar de lado a prática de atividades físicas, originando vários fatores negativos, dentre eles o sedentarismo. Além disso, parece que estudantes de cursos da área da saúde, tendem a apresentar um comportamento diferente de estudantes de outras áreas. OBJETIVO: Avaliar e comparar o nível de atividade física/exercícios físicos dos discentes matriculados em diferentes cursos da Faculdade Dom Bosco. MÉTODOS: Foram selecionados por conveniência 17% (n = 136) de um total de 802 discentes matriculados regularmente nos cursos oferecidos (Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Administração, Direito e Farmácia). Para coleta foi utilizado um questionário semiestruturado para analisar os hábitos físicos (atividade/exercício físico) dos discentes, composto de perguntas fechadas e abertas, com leitura de palavras-chave, no qual foram levantadas informações como: dados pessoais; renda familiar; prática de exercício regular; classificação do desempenho em tarefas diárias e sobre a influência da atividade física para a saúde. Para análise dos dados foi utilizado o teste do Qui-quadrado, assim como os dados, foram processados no pacote estatístico SPSS, versão 20.0. RESULTADOS: Os dados apresentados sobre a prática de exercícios físicos regulares demonstram que os homens (58,9%) possuem maior hábito na prática de exercícios físicos. Em relação aos cursos, aquele que mais adere à prática regular foi Educação Física Bacharelado (25,0%). Sobre a pretensão em iniciar a prática de exercícios físicos, o sexo feminino (29,4%) e o curso de Educação Física Licenciatura (13,2%) apresentam maior iniciativa para começar os exercícios físicos. No geral, (8,1%) dos discentes se classificaram como sedentários, enquanto (50,4%) se consideravam moderadamente ativos e (41,5%) como ativos fisicamente. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram que o gênero e a área de graduação são determinantes na prática e perspectivas de início para a realização de exercícios físicos.