Indicadores de crescimento físico e adiposidade abdominal em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
Por Rizia Rocha Silva (Autor), Lucas Lima Galvão (Autor), Lucas dos Santos (Autor), Rafaela Gomes dos Santos (Autor), Valfredo Ribeiro Dórea (Autor), Douglas de Assis Teles Santos (Autor).
Resumo
Objetivo: Avaliar os indicadores de crescimento físico e a adiposidade abdominal relacionados à saúde em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. Métodos: Estudo transversal, amostra composta por 461 crianças (6 a 10 anos), ambos os sexos. Foram coletadas as medidas da massa corporal, estatura, índice de massa corporal, circunferência de cintura e relação cintura estatura. Para as curvas de trajetória de crescimento foi utilizado a análise descritiva, e estimou-se a razão de prevalência (RP) por meio da regressão de Poisson, com nível de significância de 5%. Resultados: As crianças apresentaram comportamento linear nas medianas para massa corporal estatura e IMC no decorrer do avanço etário. A prevalência de excesso de peso foi de 26,5%. Com valores elevados para a circunferência de cintura (26,5% sexo masculino e 27,3% feminino) e a relação cintura estatura (13,7% sexo masculino 21,1% feminino) com diferença entre os sexos (p=0,038). As crianças com excesso de peso tiveram uma razão de prevalência 7,42 maior de ter uma circunferência de cintura elevada (IC95%5,63 – 9,79), enquanto para relação cintura e estatura elevada foi uma RP 7,73 (IC95%5,49 – 10,88) independentemente do sexo e idade. Conclusão: Os indicadores de crescimento físico e adiposidade abdominal mostraram prevalências elevadas preocupantes, que associou o IMC a outras medidas de adiposidade abdominal que podem influenciar negativamente o pleno crescimento durante a infância.