Resumo

Nossa pesquisa intitulada “Indicadores de massa corporal e qualidade de vida de acadê micos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas” teve como objetivo Analisar os resultados do indice de massa corporal (IMC) e qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas. Esta vontade nasceu de pesquisas prévias realizadas, onde apontaram que o número de pessoas obesas tem crescido em todo o mundo. Entre 2007 e 2017 a obesidade no Brasil aumentou em níveis nunca antes vistos, o que liga um sinal de alerta, tendo em vista a quantidade de doenças associadas ao sobrepeso e a obesidade. Além disso, a qualidade de vida destas pessoas é profundamente afetada. Os principais afetados sobrepeso são os jovens e adultos, com predominância na faixa etária presente nas universidades (18-25 anos). Portanto necessita-se de desenvolvimento de pesquisas a respeito desta situação no meio acadêmico. Esta pesquisa visou analisar os resultados do Índice de Massa Corporal (IMC) e qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina, enfermagem, odontologia e educação física (EDF) da Universidade do Estado do Amazonas e com isso gerar uma análise comparativa entre os resultados em cada curso. Foi feito um estudo quantitativo, onde houve a aferição do IMC e aplicação do questionário de WHOQOL- Bref. Numa amostra de 35% da população, o curso com maior incidência de IMC ideal foi o curso de Educação Física. Quanto à qualidade de vida, o curso de Enfermagem foi o que ficou com melhor qualidade, enquanto odontologia ficou em última colocação. Com isso, pode-se dizer que curso de Educação Física foi o curso com mais indivíduos dentro do peso ideal e o segundo com mais qualidade de vida. O curso de Enfermagem foi o mais equilibrado quanto ao IMC, e ao mesmo tempo apresentou melhor qualidade de vida. Investigar relação IMC qualidade de vida permite que apontemos haver relação entre o índice de massa corporal e a qualidade de vida e, além disso, que o tipo de rotina propiciada tanto pelo curso do aluno e quanto pelo maior acesso a atividade física influencia no processo de melhoria da qualidade de vida.

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