Resumo

O objetivo do estudo foi verificar através da análise de rede a influência entre as variáveis de dados antropométricos, nível de atividade física e percepção de qualidade de vida de escolares. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e transversal com adolescentes de 13 a 18 anos de idade, de ambos os sexos, alunos de uma escola pública do munícipio de Petrolina – PE participaram do estudo. Inicialmente, foi feita uma avaliação antropométrica dos participantes, por meio das medidas de massa corporal, estatura e circunferência da cintura. O índice de massa corporal (IMC) foi calculado a partir da divisão da massa corporal (em quilos) pela estatura (em metros) elevada à segunda potência (kg/m²). Em seguida foi pedido que respondessem dois questionários, sendo: 1) Questionário de Atividade Física Habitual de Baecke (BQHPA) e 2) Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida ((Pediatric Quality of Life Inventory – PedsQLTM 4.0. Participaram do estudo 202 estudantes, sendo 94 (46,5%) do sexo feminino e 108 (53,5%) do sexo masculino. O IMC, por exemplo, apresentou uma correlação positiva fraca com a atividade física no lazer, enquanto que a circunferência da cintura apresentou correlações positivas fracas com a qualidade de vida no domínio atividade física e psicossocial. Nas medidas de centralidade, força (degree) e influência esperada (expected influence) estão associadas à média dos pesos das correlações, revelando-se como os índices de centralidade mais importantes, com isso observou-se que os domínios da qualidade de vida apresentaram maiores valores. Conclui-se que prática de atividade física de escolares pode contribuir para uma melhor percepção da qualidade de vida.

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