Indicadores de saúde e desempenho motor de jovens participantes do centro de excelência de estudos e esporte do curso de educação física da UEG - Quirinópolis/go
Por Mário Júnior Pereira do carmo (Autor), Aparecida Ferreira de Souza (Autor), Cleusa Rosa de Lima Justino (Autor), Ricardo Rodrigues Araújo (Autor), Silas Stênio Izarias (Autor), Luiz Delmar da Costa Lima (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 1, n 4, 2013.
Resumo
O presente estudo objetivou apresentar dados que apontassem o estágio que se encontravam jovens entre 13 e 18 anos pertencentes à Escola de Aplicação de Futebol do Clube Eldorado em Quirinópolis/GO, no que se refere aos indicadores de saúde e fatores de prestação esportiva. Para tanto, aplicou-se uma bateria de testes adaptada do PROESP-BR. Os dados obtidos demonstraram entre os 14 e 17 anos uma defasagem nas variáveis relacionadas à saúde e nas de desempenho motor, quando comparadas com a média do PROESP-BR. Já os jovens de 13 anos se encontravam na média de referência ou acima desta. Tais indicadores sugerem uma adequação no programa de treinamento e uma reflexão sobre a prática da educação física nas escolas locais. O incentivo à metodologias inovadoras que estejam pautadas na via pedagógica do ensino, de tal sorte que contemple todos os fatores intervenientes na iniciação ao esporte se faz necessário.