Resumo

Após as rotineiras crises do desporto nacional, tem surgido, em grau crescente, ambiente de ansiedade por uma reformulação geral. Embora o desporto seja implicitamente envolvido pela Educação Física e os especialistas do setor não tenham acesso aos centros de decisão por estarem normalmente dedicados aos aspectos educacionais da matéria, um levantamento da problemática se impõe em face da necessária tomada de posição ao nível técnico.

Esse pretenso diagnóstico seria viável por intermédio de "indicadores" que ainda estão em fase de processamento heurístico, uma vez que a Educação Física e Desportiva ainda não atingiu grau de sofisticação à altura dos outros setores de conhecimento mais evoluídos tecnicamente.

Não havendo know-how disponível vindo do exterior, a abordagem do assunto no Brasil é sistematicamente caracterizada por concepções emocionais provenientes dos meios de comunicação, autoridades governamentais, dirigentes, técnicos e atletas, os quais transferem de parte a culpabilidade de nosso baixo rendimento.  

Arquivo