Indicadores Estatísticos no Resultado Final do Jogo de Basquetebol: Análise na Categoria Sub-17 no Estado do Paraná
Por Felipe Canan (Autor), Laiana Daniela Dumke (Autor), Otavio Augusto Lamb (Autor), Celso Lopes da Silva Junior (Autor), Rogério Vaz da Silva (Autor), José Carlos Mendes (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi identificar quais os indicadores estatísticos que influenciaram diretamente na obtenção da vitória durante o Campeonato Paranaense sub17 de Basquetebol Masculino 2011.
Métodos e Resultados:
Foi feita uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo por meio de scouting técnico realizado em todos os jogos da referida competição, sendo aferidos 21 indicadores estatísticos. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, médias e desvios padrões dos indicadores estatísticos em relação ao resultado do jogo e o teste Anova (p<0,05). Os resultados revelaram que as equipes que obtiveram a vitória nos jogos apresentaram médias superiores em 19 indicadores estatísticos, exceto nos indicadores pertinentes aos erros e faltas cometidas, justamente, os indicadores em que os valores menores indicam um melhor desempenho. Em relação às diferenças dos indicadores analisados, observou-se que nos indicadores pertinentes às tentativas de dois pontos, dois pontos convertidos, percentual de dois pontos, pontos totais convertidos, percentual total de pontos, rebote defensivo, total de rebotes e assistências foram consideradas significativas.
Conclusão:
De modo geral, concluiu-se que as equipes que obtiveram a vitória, consequentemente, apresentaram melhores médias nos indicadores estatísticos analisados. No entanto, os indicadores relacionados às tentativas e acertos de arremessos de dois pontos, total e percentual de pontos convertidos, rebotes defensivos e assistências, aparentemente, tem maior influência na obtenção da vitória