Indicadores de Fatores de Risco Para Doenças Coronarianas e a Prática de Atividades Físicas em Universitários Santamarienses
Por Estela Aita (Autor), Josi Mara Saraiva de Oliveira (Autor), Adriana Cavalheiri (Autor), Juliana da Silva (Autor), Andréia Machado Cardoso (Autor), Maria Amelia Roth (Autor).
Em XIII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Atualmente grande parte das doenças que acometem as pessoas parecem estar fortemente associada ao estilo de vida (BARROS E NAHAS, 2003). Segundo o Ministério da Saúde (1993), as doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de óbitos, considerando-se todas as faixas etárias e todos os estados brasileiros, estando relacionada com o aumento da média de idade populacional, sendo também a principal causa de gastos em assistência médica pelo Sistema Único de Saúde – SUS (BUSS, 1993). O ônus econômico destas doenças vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas, de modo que no ano de 2000 elas foram responsáveis pela principal alocação de recursos públicos em hospitalizações no Brasil (aproximadamente R$ 821 milhões) e foram a 3ª causa de permanência hospitalar prolongada (MINISTÉRIO DA SAÚDE - DATASUS, 2001).