Indicadores de Saúde em Ambiente Escolar na Cidade de João Pessoa - Pb
Por João Marcos Ferreira de Lima Silva (Autor), Maria do Socorro Cirilo de Sousa (Autor), Priscilla Marques (Autor), Cláudia Cruz Lunardi (Autor), Ana Paula Kuhnen (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: O ambiente escolar é responsável por grande parcela do desenvolvimento
intelectual e físico das crianças, devendo ser contemplado com uma atenção especial
sob os fatores que influenciam positivamente e negativamente este processo de
desenvolvimento. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de escolares da rede publica
da cidade de João Pessoa a fim de determinar suas condições de saúde baseada no
índice de massa corporal (IMC). Metodologia: A pesquisa é do tipo transversal,
probabilística não intencional, com amostra de 2.213 escolares com idades entre 7 e
12 anos (9,25±1,66 anos). A amostra foi composta por 1.107 escolares do sexo
feminino (FEM) (9,19±1,68 anos) e 1.106 do sexo masculino (MAS) (9,32±1,64
anos). Foram aferidas as medidas de peso corporal (balança portátil da marca
PLENNA com 100g de precisão), estatura (Estadiometro portátil CARDIOMED
com 0,1 centímetros de precisão), prancheta e caneta para registro. Adotou-se as
classificações para o IMC de "Abaixo do peso" (ABP = IMC25).As escolas foram
visitadas após prévio contato com a secretaria municipal de educação da cidade de
João Pessoa a qual autorizou a realização da pesquisa, permitindo o acesso às 13
escolas sorteadas. Recorreu-se ao programa SPSS versão 10.0 para realizar a estatística
descritiva e testes comparando os grupos de idade e sexo. Resultados: A estatura
media para o FEM foi de 135,00±12 cm, valor igual aos observados no MAS. O
peso corporal médio do FEM foi 31,30±9,91 kg e o MAS 31,47±9,45 kg. A media
obtida do IMC para o FEM foi 16,80+3,01 kg/m2 e no MAS 16,99±3,00 kg/m2.
No FEM foram classificados como ABP 76,8% das escolares, NOR 21,3% e ACP
1,9%. No MAS, 74,2% como ABP, 23,9% NOR e 1,9% ACP. O teste "t" para
amostras independentes não apresentou diferenças significativas entre os dois sexos
para as variáveis peso, estatura e massa corporal (p>0,05). O teste de ANOVA
(Analise de Variância) realizado isolando os sexos e comparando as idades apresentou
diferenças significativas entre as variáveis (p<0,05) Conclusões: Um grande percentual
de escolares apresentou IMC abaixo do esperado devendo-se investigar rações
associadas a este resultado e alternativas para resolver este problema. Novos estudos
devem ser realizados envolvendo um maior numero de variáveis capazes de respaldar
este IMC abaixo do esperado como comprometedor ao desenvolvimento físico e
intelectual das crianças em fase escolar.