Indicadores de Saúde em Escolares: Avaliação do Estado Nutricional e Desempenho Motor
Por Andressa Ribeiro Contreira (Autor), Renata Capistrano (Autor), Annelise do Vale Pereira de Oliveira (Autor), Thaís Silva Beltrame (Autor).
Em Cinergis v. 14, n 1, 2013. Da página 13 a 17
Resumo
Objetivo: Investigar a relação entre o desempenho motor e estado nutricional em escolares. Método: Participaram 27 adolescentes, de ambos os sexos, com idades de 11 a 13 anos (média 11,74 ±0,7anos), de uma escola particular de Florianópolis/SC. O desempenho motor foi avaliado por meio do MABC-2. Para aferição do estado nutricional utilizou-se o cálculo do IMC. Resultados: Dos 27 participantes, seis apresentaram risco/indicativo de dificuldades motoras e nove sobrepeso. A grande maioria dos participantes apresentou estatura adequada para a idade. Verificou-se correlação estatisticamente significativa negativa, porém moderada, entre o IMC e desempenho total no MABC-2, indicando que quanto maior o IMC, pior o desempenho motor. Conclusão: Com base nesses resultados, sugere-se que, além da identificação das crianças com sobrepeso e/ou dificuldade motora, programas direcionados à atividade física e intervenções motoras sejam implementados, em especial no ambiente escolar, visando a manutenção das condições de saúde.