Resumo

Objetivo:
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade em crianças escolares na cidade satélite de Samambaia , no Distrito Federal.

Método e Resultados:
A amostra foi constituída por 259 crianças do sexo masculino, com idade de 7 a 11 anos, sendo 133 do sexo masculino e 126 do sexo feminino na Escola Classe 512, em Samambaia - DF. Foram coletadas as medidas antropométricas, como massa corporal e estatura, e calculado o IMC. Para análise dos dados, foi utilizado teste t de studant para amostras independentes, com nível de significância de p ≤ 0,05. Os resultados encontrados indicam, a maior frequência se localiza na prevalência de peso normal, que neste caso atingiu 75,94% para o sexo masculino e 66,65% para o sexo feminino. Os grupos masculinos apresentaram aumento significativo do IMC entre as idades de 7 e 8 anos para 9,10,11 anos. Para o grupo feminino encontrou-se aumento significativo do IMC da idade de 7 para 9 e10 anos; e de 8 para 10 e 11 anos, e finalmente de 9 para 11 anos.

Conclusão:
Diante dos resultados encontrados sugere a implantação de programas de educação alimentar e incentivos à prática de atividades físicas, pois podem contribuir para a melhoria dos índices de massa corporal e estado nutricional, evitando assim, que os alunos cheguem à fase adulta com sobrepeso e obesidade trazendo problemas à sua saúde