Editora Secretaria de Estado de Turismo e Esportes e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). Brasil 2014. 29 páginas.

Sobre

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de fornecer subsídios para o planejamento e execução de ações esportivas, por meio do diagnóstico e monitoramento da situação do esporte em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (SETES) elaborou a 3º Edição do Índice Mineiro de Desenvolvimento Esportivo (IMDE).

O IMDE é calculado para cada um dos 853 municípios mineiros, sendo formado por três dimensões: Potencial Humano Disponível, Infraestrutura Esportiva e Financiamento Esportivo. Cada uma destas dimensões apresentam dados relevantes para tomada de decisões em relação às políticas de esporte. Assim qualquer ação que seja executada com vistas a melhorar os indicadores, tende a ter impacto positivo sobre a realização de políticas esportivas. Os indicadores municipalizados, bem como anexo com Relação do Quantitativo de Profissionais por Cidade registrados no Conselho Regional de Educação Fí- sica da 6ª Região – Minas Gerais – (CREF6/MG), estão disponíveis no site da SETES (esportes.mg.gov.br), e no Observatório do Esporte de Minas Gerais (observatorio.esportes.mg.gov.br).

As dimensões do IMDE são mensuradas a partir de dados de fontes confiáveis, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria do Tesouro Nacional, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), dentre outros dotados de importância estratégica para o Índice.

Esta é a terceira edição do IMDE, atualizada a partir de dados de 2011 a 2012, em sua maior parte. A primeira edição foi lançada em 2009, com dados de 2003 a 2007. A segunda edição foi disponibilizada em 2011, com dados majori- tariamente do intervalo de 2008 a 2011.

Nesta atualização foram realizadas inovações, de modo a tornar o IMDE mais simples e prático. Nesse sentido, buscou-se responder às seguintes questões:

• Minha cidade possui número suficiente de professores de educação física para atendimento aos alunos das redes pública e privada de ensino nos níveis fundamental e médio?

• Minha cidade possui estrutura esportiva suficiente para atender as demandas dos moradores?

• Minha cidade aloca 1% do seu orçamento público em esporte?

Com mais esta edição, espera-se que o IMDE seja sólida fonte de conheci- mento esportivo, de maneira a promover gestão eficiente e multiplicação de práticas esportivas

Arquivo