Resumo

No treino desportivo é necessário aventurar-se em instrumentos de fácil acesso e de elevada fiabilidade que possam ajudar os treinadores. Embora a tecnologia seja atualmente um meio essencial para o aprimoramento de qualquer modalidade esportiva, muitos treinadores se deparam com a falta de acesso a equipamentos tecnológicos para avaliar e controlar o nível de lactato de um corredor. Os índices de resistência estabelecem indicadores para determinar o nível de resistência lática que permitem estabelecer uma dependência entre diferentes duplas de distâncias competitivas próximas. É por isso que se inicia o seguinte problema: Como estabelecer os índices de resistência em corredores equatorianos na categoria sênior? Para determinar esses índices em corredores equatorianos seniores, foram processados ​​os resultados das distâncias entre 100-200, 200-400, 400-800 e 800-1500 metros, de um total de 381 corredores, selecionados do banco de dados do Atletismo Equatoriano Federação e através de fórmulas de correspondência, aplicando os percentis, foram determinados três índices de resistência: ∆XT, ∆XP e ∆XV para testes de dueto, que constituem escalas de controle do nível de resistência lática desses corredores.

Referências

Calero-Morales, S. (2021). Búsqueda y Selección de talentos deportivos. Maestría en Entrenamiento Deportivo: Promoción XIII (pp. 2-100). Editorial de la Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE.

Calero-Morales, S., Alvarado, C., Carlos, R., Morales-Pillajo, CF, Vilatuña, V., Maciel, A., y Fernández-Concepción, RR (2017). Efectos de la hipoxia en atletas paralímpicos con entrenamiento escalonado en la altura. Revista Cubana de Investigaciones Biomedicas

Acessar