Resumo

O presente artigo trata de indícios de sentidos e significados de feminilidade e masculinidade em  aulas de Educação Física. Os referenciais teóricos adotados estão ligados à perspectiva histórico-cultural 
(Lev Vigotski) e à concepção enunciativo-discursiva (Mikhail Bakhtin), além da literatura sobre o tema  masculinidade e feminilidade e a Educação Física. Foram acompanhadas as aulas de dois professores,  sendo uma do sexo feminino e outro do sexo masculino, em duas escolas da cidade de Sumaré/SP. Os/as  alunos/as das 5as séries – uma sala por escola – também constituíram o universo da pesquisa. Como forma  de registro, foi utilizada a videogravação e o diário de campo. Foi possível identificar que muitas falas de  alunas, alunos, professor e professora trazem indícios da internalização de valores e discursos, social e  culturalmente construídos, que participam da institucionalização de certas normas, práticas e prioridades  para cada gênero, sem, contudo, serem necessariamente percebidos. 

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