Resumo
A indisciplina tem sido considerada uma causa relevante da desmotivação profissional em todas as áreas da educação, comprometendo o andamento das aulas, independentemente de qual seja a matéria ou a disciplina escolar. Este estudo tem como objetivo investigar ações pedagógicas realizadas por docentes de Educação Física no enfrentamento da indisciplina escolar e propor a disseminação de estratégias de intervenção e material didático aos distintos sujeitos educacionais, por meio de recurso pedagógico. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Para obter as informações do estudo, foi aplicado um questionário misto analisado com metodologia qualitativa, a 40 professores de Educação Física de Ensino Fundamental, Anos Iniciais. O principal resultado, tanto do ponto de vista dos professores participantes, quanto dos teóricos estudados, é a concordância de que o diálogo aberto, seja ele individual ou na forma de rodas de conversa com vários alunos, com vários professores, em formações ou em reuniões com equipes multidisciplinares, ajuda nas ações de enfrentamento da indisciplina escolar. Para fechamento do estudo, foi produzido um material didático com estratégias de enfrentamento, denominado “POKE para Indisciplina”. Disponibilizado como um ebook , compõe-se de um jogo de virtualização do corpo intitulado “LOL de quadra” voltado para os alunos; um jogo de cartas “POKE” para os professores e uma “Formação continuada de curta duração” especificamente sobre este tema. Como forma de contribuição às escolas, todos os resultados obtidos através deste trabalho foram disponibilizados em plataformas virtuais, com acesso livre e gratuito. A expectativa é de que as interações, através do “POKE para Indisciplina”, disseminem boas ações pedagógicas diante da indisciplina e que estas tragam harmonia social, a alunos, professores e a todos os sujeitos educacionais