Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as potencialidades da educação pelo se-movimentar no âmbito da infância na complexidade do mundo atual, tendo como referência a importância da experiência e do saber da experiência para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças presente na literatura da área. Deste contexto emergem as considerações que são organizadas em três partes. A primeira faz uma abordagem revisitando conceitos que fundamentam o campo educacional em sentido amplo, relacionados aos direitos à educação das crianças. A segunda retoma os conceitos de experiência e saber da experiência aproximando-os a área de estudo da educação física, o movimento humano. E a terceira, fundamentada nestas perspectivas busca refletir sobre o se-movimentar das crianças em um momento ímpar da história da sociedade contemporânea: a pandemia da COVID-19 em 2020. Destacam-se momentos que a crise tem gerado, caminhos e ações do processo em andamento e a necessidade de respeitar as especificidades e necessidades da infância, identificando as potencialidades existentes no contexto atual.

Referências

Felix, E., Felix, E., Silva, V., Caetano, M., Ribeiro, MVV, Fidalgo, TM, Rosa Neto, F., Sanchez, ZM, Surkan, PJ, Martins, SS, e Caetano, SC (2020). Excessive Screen Media Use in Preschoolers Is Associated with Poor Motor Skills. Cyberpsychology Behavior and Social Networking, 23(6), 418-425. https://doi.org/10.1089/cyber.2019.0238

Fore, H. (2020). Não permitam que as crianças sejam as vítimas ocultas da pandemia da COVID-19. Nações Unidas Brasil. https://nacoesunidas.org/artigo-nao-permitam-que-criancas-sejam-as-vitimas-ocultas-da-pandemia-da-covid-19/

Gohn, M. da G. (2020). Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos de corona vírus. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, TO, 7(7). https://orcid.org/0000-0001-5791-6114

Kunz, E. (1991). Educação Física: Ensino & Mudanças. Editora Unijuí.

Kunz, E. (2012). Práticas didáticas para um “conhecimento de si” de crianças e jovens na educação física. In: E. Kunz (org.) Didática da educação física 2.(4ª ed.). Editora Unijuí.

Kunz, E. (2017). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança (2ª ed.). Editora Unijuí.

Larossa, J. (2001). Dar a palavra: notas para uma dialógica da transmissão. In: J. Larossa, e C. Skliar (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Autêntica Editora.

Larrosa, J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20-28. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

Organização Pan-Americana da Saúde (2020). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. PAHO. https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic

Surdi, A.C., Melo, J.P., e Kunz, E. (2016). O brincar e o se-movimentar nas aulas de educação física infantil: realidades e possibilidades. Revista Movimento, 22(2), 459-470. https://doi.org/10.22456/1982-8918.58076

Wang, G., Zhang, Y., Zhao, J., Zhang, J., e Jiang, F. (2020). Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The Lancet, 395(10228), 945-947. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X

Acessar