Infância, Trabalho e Lúdico no Contexto da Agricultura Familiar Fumageira
Por Elizara Carolina Marin (Autor), Andressa Aita Ivo (Autor), Giovani Frizzo (Autor), Joel Orlando Bevilaqua Marin (Organizador).
Resumo
presente artigo trata das relações entre o trabalho e a dimensão lúdica durante a infância na agricultura familiar fumageira no município de Agudo-RS, a partir do viés do adulto. Para tanto, o levantamento de dados foi realizado através de entrevistas, as quais foram realizadas com 27 agricultores, que se dedicam à agricultura familiar, e que têm filhos menores de 18 anos. Discute-se, também, a categoria trabalho, a partir da distinção entre a exploração do trabalho infantil e do trabalho educativo na infância e o deslocamento do processo educativo e lúdico da família e da vizinhança para a escola, o que pode levar à própria negação da agricultura familiar como forma social de vida.
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC editora, 1981.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
FALK, J.W et al. Suicídio e uso de agrotóxicos: consequência do uso de agrotóxicos organofosforados? Relatório de Pesquisa. In: RS. Relatório Azul 1995 - relatório da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do RS. Porto Alegre: AL, 1995. p. 142-155.
GOMES, C.L. Lúdico. In: GOMES, C. L.(Org.) Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.141-146.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios - 2001. Rio de Janeiro: IBGE, 2003.
KASSOUF, A.L. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Revista Nova Economia, Belo Horizonte, v. 17, n.2, p. 323-350, maio/agosto de 2007.
MARCELLINO, N.C. Pedagogia da animação. Campinas: Papirus, 1990.
MARIN, J.O.B.; MARIN, E.F.B. A internacionalização dos direitos das crianças e suas repercussões na regulação jurídica e combate ao trabalho infantil no Brasil. Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo, v. 20, p. 129-154, 2008. Disponível em: http://www.izt.uam.mx.alast/index_archivos/page1631.htm . Acesso em: 17 jun. 2013.