Editora IFSertãoPE. Brasil 2024. 311 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRA- ADULTOCÊNTICA E CONTRA-COLONIALISTA: APRESENTANDO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E DE LUTA
O presente livro conflui com a construção de uma educação básica antirracista noBrasil, com escopo para os estudos das infâncias e educação infantil. Frente a data histórica dos 20 anos da Lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 9 de janeiro de 2003. Buscamos por meio desta obra apresentar as possibilidades e desafios da educação das relações étnico-raciais junto das crianças em tempo etário de educação infantil, compreendido entre 0 a 5 anos.

A Lei 10.639 instituiu no currículo da educação oficial a “História e Cultura Afro-brasileira”, por meio de alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, complementada pela lei 11.645/2008 que incluiu a história e cultura dos povos indígenas. Conforme o parecer 003/2004 apresentado pela relatora Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva junto ao Conselho Nacional de Educação, aponta-se que para fins de implementação dos dispositivos legais já citados, a temática das relações étnico-raciais deverá ser incluída na matriz curricular dos cursos de formação de professores para a educação infantil, bem como, a construção de uma educação antirracista começa na primeira etapa educação básica.

Arquivo