Influência de Atividades Aquáticas no Desenvolvimento Motor de Bebês
Por Keila Ruttnig Guidony Pereira (Autor), Nadia Cristina Valentini (Autor), Raquel Saccani (Autor), Helena Alves de Azevedo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 2, 2011.
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento motor de bebês, participantes e não participantes de programas de atividades aquáticas; e, investigar o impacto do tempo de participação e da idade no desenvolvimento motor. Participaram do estudo 80 bebês (idades entre 1 e 18 meses) distribuídos em dois grupos: participantes de programas de atividades aquáticas (GA) e grupo controle (GC) com participantes provenientes de escolas infantis; pareados de acordo com idade e renda familiar. Para avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale. Os resultados evidenciam: melhor desempenho do GA; semelhança de desempenho entre os gêneros; crianças mais velhas com escores brutos superiores aos das mais jovens; associação moderada entre o desenvolvimento motor e o tempo de prática no programa aquático. O programa aquático bem como o tempo de prática no mesmo influenciou positivamente e de forma semelhante entre os gêneros o desenvolvimento motor dos participantes.