InfluÊncia da Corrida de 12 Minutos na Performance de FlexÃo de BraÇo no Teste de AvaliaÇÃo FÍsica (taf) em Jovens Militares

Por: Marcio Souza Matos, Rafael Sandor Piltz e Thiago Meireles Mattos Rodrigues.

Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército - n.131 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O sucesso do combate, a atitude tomada diante dos imprevistos e a segurança da própria vida dependem, muitas vezes, das qualidades físicas e morais do combatente, dependendo ainda de atividades aeróbicas e de força. Para isto o Exército Brasileiro avalia seus homens através do Teste de Avaliação Física (TAF). O objetivo deste estudo foi verificar a influência da corrida de 12 minutos na performance de flexão de braço. Participaram do estudo 21 (vinte e um) militares do sexo masculino, fisicamente ativos, voluntários, com idade de 27,01 ± 1,85 anos, massa corporal 67,8 ± 4,22 Kg, estatura 1,74 ± 0,06 m, apresentando índices na corrida de 12 minutos de 3.162 ± 176 m, integrantes do curso de monitores de Educação Física 2005, da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na cidade do Rio de do Rio de Janeiro. Todos realizaram, em um primeiro dia, o teste de flexão de braço logo após a realização da corrida de 12 minutos, como previsto nos documentos que regem as atividades físicas dentro do Exército. Da mesma forma, quarenta e oito horas após o primeiro dia, a amostra realizou novamente o teste de flexão de braços, porém sem atividade aeróbica. Os dados foram analisados através do teste t - pareado, onde p < 05, mostrando que houve uma diminuição significativa da performance de flexão de braço após a realização da corrida de 12 minutos. Diante disto, podemos concluir que a corrida de 12 minutos influenciou significativamente, de maneira negativa, na performance do teste de flexão de braço. Palavras-chave: Trabalho Concorrente, Flexão de Braço, Teste 12 minutos.

Endereço: http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/2005.2/ARTIGO%206.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.