Influência da Capacidade Tática de Jogadores de Futebol Sub-17 no Comportamento Tático e nas Propriedades da Rede de Interações em Pequenos Jogos
Por Gibson Moreira Praça (Autor), Filipe Manuel Clemente (Autor), Sarah da Glória Teles Bredt (Autor), Mauro Heleno Chagas (Autor), Juan Carlos (Autor), Gustavo Henrique da Cunha Peixoto Cancado (Autor), Pablo Juan Greco (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Este estudo objetivou examinar a influencia da capacidade tática no comportamento tático individual e nas propriedades da rede de interações durante pequenos jogos no futebolo. Este estudo incluiu 19 jogadores de futebol sub-17 (16.2 anos) de um mesmo time. Jogadores foram divididos em grupo 1 e grupo 2, com maior e menor capacidade tática, respectivamente, medida pelo FUT-SAT. Após, eles participaram de 12 pequenos jogos em um campo de 36mx27m com todas as regras do jogo formal. Avaliou-se o comportamento tático dos jogadores por meio da incidência dos princípios táticos fundamentais durante os pequenos jogos. Total links, densidade e clustering coefficient foram definidos com as medidas das propriedades gerais da rede. Analisaram-se os dados por meio do teste t independente e do teste de Mann-Whitney. Resultados mostraram que o grupo 1 apresentou maiores valores para total links (p=0.007) e densidade (p=0.007). O grupo 1 apresentou ainda maior incidência de ações de unidade defensiva (p=0.001), enquanto o grupo 2 realizou mais ações de equilíbrio defensivo (p=0.008) e equilíbrio de recuperação (p=0.038). Conclui-se que a capacidade tática influencia o comportamento individual e coletivo durante pequenos jogos.