Resumo

Introdução

O envelhecimento é um processo natural e marcado por mudanças e adaptações, tanto biológicas quanto fisiológicas. Com relação às adaptações, existem inúmeros trabalhos que abordam essas respostas decorrente a vários tipos de treinamento. O treinamento resistido (TR) pode ser avaliado por parâmetros bioquímicos, como a creatina quinase (CK), que é um grande marcador de estresse da musculatura esquelética. A proteína C-reativa (PCR) é um marcador bioquímico utilizado para avaliar o dano no sistema muscular cardíaco.

Objetivo

Avaliar a influência da CK sob a PCR em idosas em TR.

Métodos

Estudo do tipo experimental com dez idosas (61 ± 1,8 anos). As análises de CK e PCR foram coletadas em sangue venoso periférico antes e 24 horas após as 8 semanas de TR. Medidas antropométricas foram realizadas: índice de massa corporal (IMC), relação da cintura e o quadril (RCQ) e composição corporal. O TR foi realizado por série combinada (Bi-Set). Para análise estatística, primeiramente foi realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk, apresentando p > 0,05) e comprovando a utilização de testes paramétricos. As variáveis do grupo foram apresentadas como média e desvio padrão. Para comparação das amostras dependentes de evolução das cargas foi realizado a ANOVA one-way pareada para medidas repetidas, seguida de pós-teste de Tukey. Para variáveis de CK e PCR, foi realizado teste t de Student pareado para os momentos pré e pós-8 semanas de TR, assim como o ANOVA one-way e, quando necessário, o pós-teste de Tukey. O nível de significância adotado foi de p ≤ 0,05.

Resultados

Houve diminuição estatisticamente significativa, tanto para as concentrações séricas de CK, quanto para PCR, o que indicou redução de 73,14% e 75%, respectivamente.

Conclusão

O TR de longa duração promoveu influências entre biomarcadores avaliados por meio do dano do músculo esquelético (CK) e dano do músculo cardíaco (PCR), determinando adaptação e remodelamento muscular em qualquer faixa etária. Nível de evidência II; Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar