Resumo

Introdução: Diante do processo de envelhecimento populacional, o exercício físico tem sido utilizado com um meio econômico e eficiente de amenizar ou retardar o declínio da capacidade funcional. Entretanto, fatores ligados ao perfil sociodemográfico como idade e escolaridade podem influenciar na capacidade funcional de idosos inseridos em programas públicos de exercícios físicos. Objetivo: Verificar a influência da faixa etária e da escolaridade na capacidade funcional de idosos que frequentam programas públicos de exercícios físicos. Materiais e métodos: Estudo transversal com uma abordagem quantitativa. Participaram do estudo 108 idosos com idade igual ou superior a 60 anos inseridos nos programas de exercícios físicos da Agencia Municipal de Turismo, Eventos e Lazer de Goiânia (AGETUL). A capacidade funcional foi verificada utilizando-se o teste de alcance funcional (TAF), Timed Up and Go (TUG) e o teste de levantar e sentar (TLS). Foi adotado um nível de significância de 5% (p < 0,05). Para a comparação da idade e da escolaridade com a capacidade funcional foi utilizado o teste Kruskal-Wallis, seguido do teste Post-Hoc. Resultados: A variável faixa etária relacionou-se com a capacidade funcional nos testes TAF (p<0,001), TUG (p<0,001) e TSL (p<0,001). A escolaridade associou-se com a capacidade funcional nos testes TAF (p<0,001) e TUG (p<0,001), conforme (Tabela 1) .Conclusão: Conclui-se que os idosos que com idade mais elevada e com déficit de escolaridade estão mais propensos a incapacidade funcional.

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