Influência da Faixa Etária e da Escolaridade na Capacidade Funcional de Idosos Inseridos em Programas Públicos de Exercícios Físicos
Por Ismael Franco de Souza (Autor), Fabrício Ramalho da Costa (Autor), Cejane Oliveira Martins Prudente (Autor), Flávia Melo Rodrigues (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Diante do processo de envelhecimento populacional, o exercício físico tem sido utilizado com um meio econômico e eficiente de amenizar ou retardar o declínio da capacidade funcional. Entretanto, fatores ligados ao perfil sociodemográfico como idade e escolaridade podem influenciar na capacidade funcional de idosos inseridos em programas públicos de exercícios físicos. Objetivo: Verificar a influência da faixa etária e da escolaridade na capacidade funcional de idosos que frequentam programas públicos de exercícios físicos. Materiais e métodos: Estudo transversal com uma abordagem quantitativa. Participaram do estudo 108 idosos com idade igual ou superior a 60 anos inseridos nos programas de exercícios físicos da Agencia Municipal de Turismo, Eventos e Lazer de Goiânia (AGETUL). A capacidade funcional foi verificada utilizando-se o teste de alcance funcional (TAF), Timed Up and Go (TUG) e o teste de levantar e sentar (TLS). Foi adotado um nível de significância de 5% (p < 0,05). Para a comparação da idade e da escolaridade com a capacidade funcional foi utilizado o teste Kruskal-Wallis, seguido do teste Post-Hoc. Resultados: A variável faixa etária relacionou-se com a capacidade funcional nos testes TAF (p<0,001), TUG (p<0,001) e TSL (p<0,001). A escolaridade associou-se com a capacidade funcional nos testes TAF (p<0,001) e TUG (p<0,001), conforme (Tabela 1) .Conclusão: Conclui-se que os idosos que com idade mais elevada e com déficit de escolaridade estão mais propensos a incapacidade funcional.