Resumo

Este artigo explora se o uso de métodos de relaxamento aquático pode efetivamente eliminar a fadiga após o treinamento com carga de alta intensidade.

Métodos:

Vinte atletas foram convidados a participar do teste experimental baseado em relaxamento aquático após uma bateria de exercícios extenuantes. Os seguintes marcadores foram analisados: ureia sanguínea; testosterona no sangue, hemoglobina e cortisol. A coleta foi feita antes do treinamento, 30 minutos após os exercícios e no dia seguinte.

Resultados:

Foram observadas sensíveis alterações nos marcadores. A fadiga manifestada pelo treinamento esportivo está intimamente relacionada a vários fatores, como carga de treinamento esportivo, função cardíaca, consumo de oxigênio e acúmulo de metabólitos.

Conclusões:

O relaxamento aquático pode efetivamente aliviar a fadiga dos atletas. Embora exista um efeito positivo, os meios tradicionais não devem ser substituídos. Sugere-se que o treinador combine os métodos de relaxamento de acordo com a preferência de cada atleta. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Acessar