Influência da Intensidade do Programa de Treinamento Físico Sobre a Fosforilação da Proteína Akt em Músculo Esquelético e Sensibilidade à Insulina de Ratos Obesos
Por Rodolfo Marinho (Autor), Rodrigo Stellzer Gaspar (Autor), Luciana Santos Sousa Pauli (Autor), Dennys Esper Cintra (Autor), Eduardo Rochete Ropelle (Autor), José Rodrigo Pauli (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 26, n 1, 2015. Da página 107 a 117
Resumo
Investigar os efeitos do treinamento físico (TF) de intensidades diferentes sobre a sensibilidade à insulina (SI) e a fosforilação da Akt (p-Akt) no músculo de ratos obesos. Metodologia: Animais foram distribuídos em quatro grupos: Controle: recebeu dieta padrão (C); Obeso sedentário: recebeu dieta hiperlipídica (DHL) por 12 semanas (OS); Obeso treinado-1: recebeu DHL por 12 semanas e TF sem sobrecarga por 6 semanas (OT-1); Obeso treinado-2: recebeu DHL por 12 semanas e TF por 6 semanas com sobrecarga de 5% da massa corporal (OT -2). O teste de tolerância à insulina foi realizado para estimar a SI. A p-Akt do músculo esquelético foi determinada por Western Blot. Resultados: O TF de intensidade moderada induziu maior p-Akt, porém não houve diferença na SI se comparado o TF de intensidade leve. Conclusão: Diferenças na p-Akt não induziram respostas mais significativas de SI corporal total em ratos obesos induzidos por DHL.